Postagem em destaque

Autoeficácia nas palavras do próprio Albert Bandura

Este artigo traduzido faz parte dos meus estudos de doutorado. Ele fornece um referencial teórico importante para estudantes e professores...

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Professor, no meu estudo estou rodando uma regressão logística binária com apenas uma variável independente. O modelo apresentou boa aderência e qualidade, isso é possível? É normal trabalhar modelos com apenas uma variável explicativa?

Primeira coisa: regressão logística é classicamente para desfechos binários, OK? Então se sua variável dependente é dicotômica (ex. sim ou não), o modelo de regressão empregado usa necessariamente a função logística.

Ok, vá lá, existe a regressão logística ordinal, mas isso é uma aplicação BEM mais específica.

Por isso, em geral, falar regressão logística binária soa como um "pleonasmo redundante".

E quanto à sua pergunta: não há problema em se ter apenas uma variável independente no modelo, desde que os pressupostos estejam contemplados.

Eu mesmo já fiz isso em relação à preditividade da nota de diversos tipos de prova no curso de graduação em Medicina em relação à aprovação em alguma residência médica, o qual é um exemplo de desfecho dicotômico (sim / não).

Ask me anything

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...