Postagem em destaque

Autoeficácia nas palavras do próprio Albert Bandura

Este artigo traduzido faz parte dos meus estudos de doutorado. Ele fornece um referencial teórico importante para estudantes e professores...

domingo, 23 de outubro de 2011

Nas comparações de médias em variáveis contínuas: Qual teste utilizar p/ comparar médias de 3 grupos c/ N muito diferente e variâncias heterogêneas? E no caso de comparações entre 2 médias, qual teste estatístico utilizar se a distribuição for não-normal?

Se as variâncias forem mesmo heterogêneas pelo teste de Levene (p < 0,05), um dos pressupostos para análises paramétricas, o da homocedasticidade, terá sido violado e ANOVA poderá não ser a escolha mais adequada.

Muitos pesquisadores violam esse pressuposto e usam ANOVA mesmo assim, para facilitar a obtenção de uma diferença estatisticamente significativa. Por isso, se você for um purista como eu, use a "versão não-paramétrica da ANOVA", o teste de Kruskal-Wallis. Lembrando que ANOVA e Kruskal-Wallis são para comparações entre 3 ou mais médias.

Para comparação de 2 médias, você tem basicamente duas escolhas: o teste t, que é paramétrico e o teste de Mann-Whitney, que é não-paramétrico. Por isso, se houver um ou dois grupos com distribuição não-normal, use preferencialmente Mann-Whitney. A não ser que você seja um desses violadores de pressupostos...

Ask me anything

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...