Postagem em destaque

Autoeficácia nas palavras do próprio Albert Bandura

Este artigo traduzido faz parte dos meus estudos de doutorado. Ele fornece um referencial teórico importante para estudantes e professores...

domingo, 14 de novembro de 2010

Nunca subestime seu paciente!

Esses dias retuitei um post do Kevin Pho, talvez o médico tuiteiro mais proeminente do mundo.

O post:

Get a straight answer from your doctor http://goo.gl/fb/xPzDx
A frase-chave:

"The answer is really very simple: Don’t accept a non-answer answer from a doctor on a question that really matters to you!"

O comentário de um follower amigo que peço encarecidamente a meus estudantes e colegas médicos que leiam:

"Foi o que sempre fiz. No Brasil, cheguei a mudar de médico porque um me respondeu coisas como "isso é muito complexo, você não entenderia". Ahã. O novo médico me explicava direitinho, e eu entendia (ter feito biologia e ser um cara autodidata ajudaram). Ele nunca me disse "é isso, você tem de fazer porque tô mandando". Era sempre "a situação é essa, meu diagnóstico é esse, e o melhor curso a tomar é esse, por esse e esse motivo. Aí, né, aí sim. E eu eu perguntava as coisas (de novo: ajuda que eu tenho noção de bioquímica e anatomia. Mas e daí? Esse era o ponto, justamente: se eu tô pedindo explicações sobre minha saúde, eu quero recebê-las, e não acho que seja favor do médico fornecê-las.)"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...