Postagem em destaque

Autoeficácia nas palavras do próprio Albert Bandura

Este artigo traduzido faz parte dos meus estudos de doutorado. Ele fornece um referencial teórico importante para estudantes e professores...

domingo, 18 de julho de 2010

Sustentabilidade do estaleiro OSX: tiro certo ou tiro no pé?

Há algum tempo escrevi sobre a percepção popular sobre as empresas que provocam algum impacto ambiental (no caso, era a indústria de agrotóxicos) e fazem um forte esquema de marketing que propala a suposta "responsabilidade socioambiental" e a "sustentabilidade" da empresa. É perfeitamente válida a analogia com as atividades da OSX, que quer montar um estaleiro em Biguaçú, em plena Baía Norte, onde também estão as cidades de Florianópolis e São José. Quando é só marketing - o que não parece ser o caso da OSX, que pelo menos apresentou diversas propostas de mitigação - também chamam essa prática de "greenwashing".
Minhas perguntas no texto que você pode ler clicando aqui são:

1) Até que ponto a população se deixa enganar por esse tipo de estratégia, especialmente quando não forem genuínas?
2) Até que ponto tais iniciativas de marketing não são um tiro no pé das empresas que as promovem?

Os pareceres mais críveis até o momento parecem classificar a sustentabilidade do empreendimento como implausível, seja pelo impacto contra os golfinhos, seja pelo impacto da dragagem, conta a qual pesa o possível aumento do arsênio circulante na água, pelo sedimento da baía que será mobilizado.

A OSX relativiza o impacto da dragagem sobre o aumento do arsênio - que seria de pequena monta e transitório.

Podem me chamar de ecochato e ecoxiita, mas sou contra - até pelo fato de eu ser de Itajaí, que tem estaleiro (já teve mais) - e eu sei que estaleiro é uma coisa que não é bem conhecida por sua beleza, digamos assim. Alguém verdadeiramente "do bem" pode achar que um estaleiro combina com a vocação turística de Floripa? Acho que não "orna", não.

Vamos ver se o Eike Batista se dá ao trabalho de me convencer.

Bom, assim que sobrar um tempitcho, vou colocar um texto sobre arsênio neste blog.
Abraços a todos,

CFC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...