Postagem em destaque

Autoeficácia nas palavras do próprio Albert Bandura

Este artigo traduzido faz parte dos meus estudos de doutorado. Ele fornece um referencial teórico importante para estudantes e professores...

terça-feira, 20 de abril de 2010

Eu não estou entendendo sobre o mecanismo da Funchicorea para cólica de bebês. Me dá uma luz?

Funchicorea é um medicamento produzido no Brasil pelo laboratório Melpoejo. Trata-se de um fitoterápico realmente muito utilizado para cólicas em bebês. O laboratório informa que o produto contém extrato de chicórea, ruibarbo, essência de funcho e sacarina. Mas antes de explicar o mecanismo de ação, é necessário entender o que é a dor em cólica. De modo geral, a dor em cólica reflete um espasmo da musculatura lisa. Por isso, pode-se ter diversos tipos de cólicas: intestinais, uterinas, nefréticas (renais), etc. No caso dos bebês, as cólicas intestinais geralmente são resultantes da tentativa exaustiva de eliminar as fezes e gases. A eficácia dessas plantas contidas na Funchicorea ocorre devido à ação de seus princípios ativos com propriedades carminativas (previne a formação de gases) e catárticas (age como laxativo, purgante). No caso do funcho, o principal princípio ativo é o anetol. No ruibarbo, há predomínio de antraquinonas como a emodina e a reína. A chicória é rica em inulina, uma fibra alimentar solúvel.

Ou seja até aí, tudo bem... Ao meu ver, o problema desse medicamento é a sacarina... Honestamente, eu relutaria em dar sacarina para o meu bebezinho, se tivesse um. Afinal, hoje sabemos há toda uma controvérsia sobre sua toxicidade, particularmente sobre sua possível carcinogenicidade...

Ajudou? Abraço do Collares!

Ask me anything

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...