Postagem em destaque

Autoeficácia nas palavras do próprio Albert Bandura

Este artigo traduzido faz parte dos meus estudos de doutorado. Ele fornece um referencial teórico importante para estudantes e professores...

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ecopsicologia no combate à crescente prevalência de distúrbios mentais

Ecopsicologia é a disciplina que une os campos da Ecologia e da Psicologia. Seu objetivo é criar uma visão integral da saúde, incluindo nosso relacionamento com a Terra, nossa comunidade e nós mesmos. As relações entre saúde e sistema econômico também são abordadas. Em um ensaio, Kanner e Gomes (1995) afirmam que nos dias de hoje a dominação “se transforma em uma maneira de negar a dependência, uma dependência que é definida culturalmente como uma falha e uma humilhação (...)”. A dominação é percebida pela sociedade “como uma parte natural e inevitável da vida”. O domínio sobre a biosfera também é discutido: “dominando a biosfera e tentando controlar processos naturais, nós podemos manter a ilusão de que somos radicalmente autônomos."

Considerando a crescente prevalência de transtornos psiquiátricos, pode-se fazer uma analogia com a interpretação de Glendenning (1995) para a dissociação, que seria um mecanismo de defesa do ego contra a violação traumática de nosso relacionamento com a Terra, “expulsando-a de nossa experiência dolorosa para nos tornarmos inconsciente dela”. A natureza, que deveria ser a fonte primária de satisfação, acabaria sendo fonte de comportamentos autodestrutivos ao ser negligenciada, corrompida e indisponibilizada. Sem poder usufruir da natureza, a sociedade seria conduzida à “fontes secundárias de prazer, como as drogas, a violência, o álcool os produtos de consumo e as máquinas em geral”.

Ou seja: doses maciças de natureza e convívio social poderiam, em tese, ajudar muito mais que alguns miligramas de venlafaxina - sem as desvantagens dos efeitos colaterais. Apesar do meu relativo ceticismo em relação a essa magnitude da importância creditada a essa teoria, meu ceticismo é ainda muito maior em relação à panacéia atribuída à psicofarmacologia atual.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...